Sexta-feira, 27 de Julho de 2007

Serviços Diferenciadores na Mediaçao Imobiliária

Tenho nos últimos tempos, observado com especial atençao as agências imobiliárias e os seus serviços. Infelizmente cheguei a uma triste conclusao.

 

Por mais que procure nao encontro quase nenhuma mediadora imobiliária que apresente realmente serviços diferenciadores. Claro que umas prestam serviços com mais qualidade, outras nem por isso, mas os serviços sao basicamente os mesmos. Cobrar entre 3 a 5% de comissao ao proprietário e já está. Dei-me conta, de que os clientes, vêm genéricamente as imobiliárias como um todo geral, sem grande diferenciaçao, isto porque de facto essa diferenciaçao nao existe.

 

Entrámos num novo ciclo do negócio imobiliário, o mercado pede inovaçao. Temos de repensar a estratégia de nossas empresas de maneira a distinguirmo-nos realmente dos concorrentes. Penso que o processo de modernizaçao de uma agencia imobiliária terá de obrigatóriamente passar por os seguintes passos:

 

1- Análise de serviços disponiveis no mercado imobiliário e na concorrencia nacional e internacional.

2- Criaçao de novos tipos de serviços imobiliários nao tradicionais, de maneira a obter verdadeira diferenciaçao.

3- Estudar a sua estrutura organizacional.

4- Definir processos de trabalho muito especificos (Ex: Diagramas), semelhante a um processo de certificaçao.

5- Formar toda a equipa nesses processos

6- Profissionalizar realmente os seus profissionais para esta actividade. (Nao basta dizer que tens de fazer angariaçoes e vendas)

 

Nota: Até hoje vi muito poucas imobiliárias a terem realmente um método de trabalho muito preciso, mesmo perante as grandes redes de franchising isto nao é muito frequente.

 

No futuro descrivirei com mais pormenor alguns exemplos de método de trabalho.

publicado por noticias-imobiliario às 10:14
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1 comentário:
De Fonseca a 20 de Junho de 2009 às 10:00
Viva,

Em relação a esta passagem do artigo: "Por mais que procure nao encontro quase nenhuma mediadora imobiliária que apresente realmente serviços diferenciadores.", falo do nosso caso: Imoproposta .

A Imoproposta , em 2007 iniciou um processo interno de brainstorming com o objectivo de gerar vantagens competitivas e diferenciação. O resultado não podia ser melhor. A título de exemplo, e do resultado dos vários projectos levados a cabo, deixo estes dois:

1. Se pesquisar o google por t1 no porto", ou "moradias no porto", ou "centro histórico do porto", possivelmente o 1º resultado do mundo será a Imoproposta . Para isso foram criados min.isites www.t1noporto.com , www.t2noporto.com , www.t3noporto.com , www.t4noporto.com , www.moradiasnoporto.com , etc...) em que a comunicação para os motores de busca foi segmentada e optimizada. Apesar do investimento inicial considerável, o retorno está a ser excelente. Mesmo nos tempos que vivemos.

2. Outro exemplo é o site www.eu-permuto.com . Um bom exemplo de tecnologia, que gera valor acrescentado a um serviço já existente no mercado. Aqui a chave foi a utilização de um servidor potente que está constantemente a cruzar dados de uns imóveis com os outros, baseando-se nas preferências dos proprietários, para gerar correspondências e potenciais negócios de permutas.
A automatização de processos e de comunicações (baseado em emails automáticos e sms's ) elimina muito do risco de imprecisão que pode estar associado aos processos com muita carga de intervenção humana. Todos os workflows e desenho de processos foram estudados com um focus group " de clientes e com a equipa de gestores comerciais da imoproposta .



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